segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Mar Longe da Costa

Em outubro de 2012 a Associação de Pais da Escola Básica nº de Condeixa-a-Nova, abraçou um desafio colocado pela direção do agrupamento de escola de Condeixa-a-Nova e concorreu a um projeto Ciência Viva denominado “Pais com Ciência”.
Para a dinamização deste projeto a Associação de Pais conta com a valiosa ajuda e participação de dois biólogos marinhos, Sérgio Leandro, Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e Sónia Cotrim, Investigadora Pós-Doutoramento do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Envolvimento de biólogos marinhos : O papel de um cientista, não se deve resumir somente a realizar investigação científica. Deve dar o seu contributo para a divulgação do conhecimento e promoção de uma cultura científica junto da comunidade e sobretudo junto dos mais jovens. Foi nesse sentido que os biólogos marinhos Sónia Cotrim Marques e Sérgio Leandro decidiram integrar de modo voluntário o projeto “O mar longe da costa”, demonstrando um elevado empenho para o seu sucesso.
A ideia fulcral deste projeto, cuja candidatura foi aprovada em janeiro de 2013, com o nome de “O Mar Longe da Costa”, visa a educação e a sensibilização dos mais novos para a importância que o mar assume nas nossas vidas, tendo um papel de especial relevo no contexto atual em que a sociedade portuguesa pretende tirar proveito do seu maior recurso natural – o Mar.
Pretende-se o despertar de vocações, que conduzam à formação de uma geração dotada de competências nos mais diversos domínios do conhecimento marítimo, assim como na criação de uma massa crítica que defenda o mar português.
Com início em fevereiro de 2013 dinamizaram-se um conjunto de ações dirigidas aos mais novos, de destacar:
- palestras
- visitas de estudo
- atividades laboratoriais
- clube da ciência
- exposição fotográfica
- oficinas

Sem comentários:

Enviar um comentário