Cientistas


José Xavier

José Xavier

Doutor José Xavier é doutorado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), e actualmente é investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey (Cambridge), colaborando com investigadores de mais de 10 países e professor convidado em várias Universidades no Reino Unido, Nova Zelândia e Brazil. José  estuda o comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) no Oceano Antárctico em relação às alterações climáticas, fazendo investigação na Antártica desde 1997, tendo já feito 8 expedições.  José é o representante de Portugal nas reuniões do Tratado da Antártida e em vários comités da Scientific Committee for Antarctic Research (SCAR), e em programas cientificos internacionais.  A seu último livro foi considerado a maior contribuição na sua área de investigação nos últimos 20 anos. Foi o mais jovem investigador a ganhar o prémio internacional Marta T. Muse pelo seu trabalho de excelência na ciência e politica na Antárctica.

Sérgio Leandro

 



Sérgio Leandro é natural de Peniche, Doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria, membro efetivo do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM – IP Leiria). É atualmente coordenador do curso de licenciatura em biologia marinha e biotecnologia e sub-director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria. É investigador responsável de diversos projetos de investigação científica relacionados com a Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO). Participou igualmente no processo de candidatura da Berlenga a Reserva da Biosfera da UNESCO, coordenando diversos programas de educação e sensibilização para o Mar – Semana Tanto Mar, programa de voluntariado ambiente marinho e Be@Berlenga.


Sónia Cotrim

 A Cientista Sónia Cotrim é um membro integrado do Centro de Ecologia Funcional (CFE), no Departamento de Ciências da Vida, da Universidade de Coimbra, enquanto investigadora de pós-doc (http://cfe.uc.pt/scotrim). Licenciou-se em Biologia e Geologia (ensino de) pela Universidade de Aveiro, e durante os anos que se seguiram foi docente em escolas públicas de ensino básico/secundário. Optou por prosseguir os seus estudos, especializando-se em Ciências das Zonas Costeiras, obtendo o grau de mestre, pela mesma instituição. A sua carreira científica centrou-se no estudo da ecologia de comunidades zooplanctónicas em ecossistemas marinhos, abrangendo trabalho de campo e laboratorial e a análise de séries temporais. A necessidade de aprofundar os conhecimentos e especializar nesta área científica foi o motivo pelo qual concluiu o Doutoramento, pela Universidade de Coimbra. Desde então tem levado a cabo vários trabalhos inseridos naquela temática e que colmataram na publicação de mais 20 artigos em revistas internacionais.

Actualmente é coordenadora de um projecto que aborda questões que visam o estudo da dinâmica do zooplâncton e a sua ligação com  as alterações climáticas e/ou naturais.


João Correia

Licenciado em Biologia Marinha e Pescas (1994, Univ. Algarve); Mestre em Modelação de Recursos Marinhos (1997, Inst. Superior Técnico); Doutorado em Pesca Comercial de Tubarões e Raias em Portugal (2009, Univ. Aveiro).
Fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios (www.apece.pt), também conhecida como "Associação Tubarão".

Tratador de Tubarões no Jardim Zoológico em 1995. Investigador com tubarões de profundidade no IPIMAR (Actual IPMA) de 1995 a 97. Curador da Colecção no Oceanário de Lisboa de 1997 a 2009.

Professor de várias cadeiras da Lic. e Mest. de Biologia Marinha na Escola Superior de Tecnologia do Mar (em Peniche) desde 2005.
Fundador e gerente da Flying Sharks (www.flyingsharks.eu) desde 2006, uma das 4 empresas no Mundo que se dedicam à captura e transporte de longo-curso de tubarões, e outros peixes, para aquários.
Fundador e sócio da Neptuno (www.neptuno.pt), empresa de Educação Ambiental, que se dedica a Shark Diving, formação/saídas de mergulho e outras actividades de cariz ambiental, em Setúbal, desde 2012.
Aprox. 20 publicações, 50 apresentações orais em congressos internacionais e 100+ apresentações sobre tubarões/empreendedorismos/ambiente em escolas e outras instituições de ensino.